O Mercado da Arte
Revisão de 2019 e novidades de 2020
por Alexandre Coxo, 15 de Agosto de 2020
Neste artigo é apresentado um apanhado dos números de 2019 e algumas notas sobre o estado da arte em 2020. Os dados são provenientes das grandes plataformas que analisam o mercado da arte: Arts Economics, Artprice, Art Basel, UBS Investor Watch Survey, Artsy e Artfacts.
Depois de uma apresentação geral, mostram-se alguns dados sobre o mercado das leiloeiras, feiras de arte, retalhistas e mercado online de 2019.
À semelhança dos anos anteriores, os inquéritos realizados a coleccionadores revelaram que o principal motivo para comprar arte são os factores estéticos e decorativos. No entanto, grande parte admite ter interesse em revender no prazo de 5 anos e os grandes investidores mantêm o foco em obras com qualidade de museu.
Também se mostram alguns factores que tem impacto sobre o macro ambiente artístico e alguns exemplos de como a adaptação ao mercado online está a permitir enfrentar a crise actual.
No final, a título de curiosidade, é apresentada a “Ferramenta de Decisão” disponibilizada pela Artprice, com o exemplo sobre Wassily Kandinsky.
Exclusivo para Subscritores!
Gostaria de ler o artigo completo?
Conheça os números de 2019 e algumas novidades do mercado da arte de 2020. Fique a par do que acontece com o mercado das leiloeiras, feiras de arte, retalhistas e mercado online.
Sabe qual é o principal motivo para comprar arte?
Adira gratuitamente à Newsletter para obter acesso ao artigo completo.
Artigo Completo