Select Page

O meu percurso em Barcelona

 

12 de Abril a 26 de Junho

por Alexandre Coxo, 05 de Julho de 2021

Entre o dia de 12 de Abril e o dia 26 de Junho deste ano, 2021, frequentei o Curso Intensivo de Desenho na Barcelona Academy of Art (BAA).

O curso tem por base os métodos dos ateliers do século XIX, com os exercícios do Curso de Desenho de Charles Bargue e o Desenho de Figura Humana a partir do modelo vivo com o Método de Medida Direta (Sight-Size).

Com 6 horas diárias de exercícios, o propósito foi desenvolver e dominar os conhecimentos teóricos e práticos sobre o desenho á vista. Paralelamente, a BAA oferece aulas de 2 horas por dia, em que se desenvolvem exercícios livres, como estudos de valor ou desenhos de partes do corpo.

Como complemento, as sextas-feiras são reservadas para aulas teorias ou teórico-práticas, no caso do primeiro ano: Anatomia, Forma e História de Arte.

Cada dia é gerido por uma equipa de professores diferente. Curiosamente, foi uma surpresa muito boa. A diversidade de registos e maneiras de explicar foi muito construtiva e facilitou a minha evolução.

A primeira semana foi mais do que suficiente para me apaixonar pela BAA e me empenhar totalmente. Com cerca de 9 horas por dia, 5 dias por semana (+ 3 horas ao sábado), realizei aproximadamente 480 horas de desenho.

As imagens que se seguem contam o meu percurso, desde o primeiro dia até à última atividade.

Poses Longas

 

Na academia, Pose Longa é um desenho realizado a partir de modelo vivo que tem como objectivo estudar a figura humana com um grande nível de acabamento. Realizei duas poses de 24 horas, com grafite em papel branco prensado a quente de 300g, e uma pose de 60 horas, com carvão em papel branco de grão médio 300g.

Embora já tivesse alguma experiência com o desenho de block-in, o método de medida direta, a qualidade da linha, os valores e o carvão foram totalmente novidade.

Nas duas primeiras aulas de cada pose, foram realizados estudos em A4 com grafite. Na galeria pode ver algumas das etapas dos diferentes desenhos.

Bargue e copiar os Mestres

 

Com o objetivo de aprender e treinar as capacidades que serão necessárias na pintura, na primeira aula da tarde realizavam-se os tradicionais exercícios do Curso de Desenho de Charles Bargue. Depois avança-se para as copias de mestre da pintura e por fim os exercícios a partir de esculturas de gesso.

O carvão, a importância de fazer estudos de valor e os diferentes tipos de papel foram novidades que me permitiram aprender os conhecimentos que depois usei na última pose longa. Como mostrei um bom desempenho nos primeiros exercícios, os professores optaram por me desafiar com a copia do retrato da autoria de Ferdinand Victor Roybet (versão a preto e branco). O registo deste autor é mais solto e impressionista do que é meu hábito fazer. Superar este desafio exigiu muito esforço.

Poses Rápidas

 

As aulas de poses rápidas são sempre seções de duas horas de desenho e podem servir diferentes propósitos, como desenhar retrato, fazer estudos de valor ou de cor, entre muitas outras coisas. Uma vez que cada dia tem um professor diferente e por vezes tinha de optar pela aula que queria, fui percebendo que o melhor para mim era usar as poses rápidas para melhorar o block-in, a qualidade da linha e a compreensão das famílias de luz. No total fiz 63 desenhos, na galeria mostro os melhores!

Além das aulas, estes três meses foram também tempo de outras atividades e alegrias. Depois de ser selecionado, participei na exposição coletiva da BAA, comissariada por Inês Batlló, onde tive a felicidade de ver a minha pintura ser adquirida por uma colecionadora catalã.

À parte da experiência académica, a minha pintura “Tiro – UHQCM 16” foi selecionada para a segunda fase do concurso Figurativas 2021.

Foi um prazer partilhar esta aventura com os meu colegas-artistas e aqui deixo um grande obrigado e um até já a todos os professores e equipa da BAA.

O que gostou mais? Tem alguma curiosidade ou gostaria de colocar alguma questão?

Diga qual é a sua opinião ou indique quais são as suas dúvidas, deixando um comentário no formulário.

11 + 8 =

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0